quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dia da Vovó

Hoje dia 26/07 dia das avós,não tem como não associar com uma idosa de cabelinho branco, com um sorriso no rosto,  tão queridas e com uma aparência tão frágil, que da vontade de apertar e não largar mais! E nos como futuras Terapeutas Ocupacionas, não poderíamos deixar de falar no fator mais preocupante, nessa idade , que são as quedas, é o maior fator de risco e acidente entre idosos na própria residencia.
Procuramos algumas dicas, para ajudar a evitar as quedas no ambiente domiciliar, é de facil acesso e pequenos detalhes que se dermos atenção já ajuda muito.





Dicas para evitar queda:


•  retirar móveis que estejam atrapalhando a passagem (principalmente em corredores, caminho para atender ao telefone, à porta, para chegar ao banheiro) ou colocá-los em outros locais. 
•  colocar corrimão nas escadas e utilizá-los sempre;
•  utilizar as escadas sempre com luz acesa;
•  colocar fita adesiva colorida e antiderrapante nos degraus ou principalmente no primeiro e no último degrau;  
•  retirar todos os tapetes avulsos
•  aumentar a altura dos móveis e do vaso sanitário;
•  manter os objetos e utensílios mais utilizados entre a altura dos ombros e da cintura, evitando subir em banquinhos e cadeiras ou abaixar-se demais; 
•  quando for brincar com o animal de estimação, faça-o sentado;
•  quando estiver fazendo atividades que exijam deslocamento constante, como cozinhar, estender roupas,  deixar o animal de  estimação em outro cômodo, evitando tropeçar nele; 
•  evitar o uso de chinelos e sapatos mal calçados ou soltos, como tamancos, sandálias, que favorecem a queda 
•  manter os fios presos ou embaixo de móveis;
•  instalar barras de apoio no box e no vaso sanitário, para facilitar o banho e a utilização do banheiro; 
•  usar tapete antiderrapante no box e não tomar banho descalço;
•  nunca se agarrar na pia para levantar-se do vaso, pois esta pode deslocar-se e provocar um sério acidente;

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Chamada Sisu 2012/2

Pessoal, um aviso importante para quem fez o enem 2012 e participou da inscrição do meio do ano, quem não entrou ainda, se inscreva na lista de espera que acontece uma chamada oral, onde a possibilidade de ser chamado aumenta, mesmo se tiver longe do numero de seleção, é importante ficar informado sempre para os períodos anunciados pelo Sisu e manter-se atualizado.




Fonte: http://sisu.mec.gov.br/inicial

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Vídeos :

Pessoal, foi proposto para turma do segundo semestre da UFPEL a criação de um vídeo sobre o curso de Terapia Ocupacional e achamos interessante divulgar por meio do blog. Então vamos tentar trazer um vídeo por semana, para quem quiser visualizar e acompanhar, os vídeos ficaram bem legais e criativos, esperamos que todos gostem :)




Realizado por:
Jéssica Scherdien
Juliano Martins
Adraiana Vasconcelos
Naiara Terres
Nilza Eliziane Barboza

13 de Julho dia Mundial Do TDHA


Hoje é o dia mundial do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, e como nos Terapeutas Ocupacionais que podemos trabalhar junto com as pessoas que possuem esse transtorno, não podíamos deixar passar em branco e não trazer uma pequena explicação do que se trata esse transtorno, quais os sintomas e suas causas. 
Pesquisamos alguns sites e resolvemos juntas algumas ideias principais e de fácil entendimento:









O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).
Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.

O principal sintoma é a dificuldade em manter o foco da atenção e/ou manter-se quieta, estes sintomas podem se manifestar de diversas formas:
● As crianças com TDAH, em especial os meninos, são agitadas ou inquietas, freqüentemente ganham apelidos e ficam estigmatizados
● Na idade pré-escolar, estas crianças mostram-se agitadas, movendo-se incessantemente, mexendo em vários objetos.
● Mexem pés e mãos, não param quietas na cadeira.
● Falam muito e constantemente, freqüentemente pedem para sair de sala ou da mesa de jantar.
● Têm dificuldades para manter atenção em atividades muito longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes.
● São facilmente distraídas por estímulos do ambiente externo, mas também se distraem com pensamentos "internos", dando a impressão de estarem "voando".
● Nas provas, são visíveis os erros por distração (erram sinais, vírgulas, acentos, etc.).
● Esquecem recados, material escolar ou até mesmo o que estudaram na véspera da prova.
● Tendem a ser impulsivas (não esperam a vez, não lêem a pergunta até o final e já respondem, interrompem os outros, agem antes de pensar).
● Dificuldades com relação a horários, freqüentemente não os cumprem.
● É comum apresentarem dificuldades em se organizar e planejar aquilo que querem ou precisam fazer.
● Dificuldades com relação a escala de prioridades
● Seu desempenho sempre parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual.

As causas ainda não são de total certeza, ainda existem duvidas e incertezas, mas algumas causas pesquisadas são:
Hereditariedade,Substâncias ingeridas na gravidez, Sofrimento fetal,problemas familiares.

Alguns sites oferecem testes muito interessantes para fazer e descobrir se possui ou tem tendencias ao transtorno, pois muitas pessoas acreditam não ter ou não dão a devida atenção a alguns sinais do dia a dia.

Aqui vão os sites pesquisados, para quem tiver interesse em maiores informações ou ate mesmo realizar os testes comentados, indicamos a todos a lerem e conhecerem melhor esse transtorno:

http://www.tdah.org.br/
http://www.universotdah.com.br/
http://www.tdah.net.br/index.html